top of page

O que é a terapia Bowen

Atualizado: 22 de dez. de 2022


Bowen é uma técnica corporal corretiva holística que atua no tecido conjuntivo mole do corpo, a fáscia. A terapia Bowen pode ser usada para tratar problemas músculo-esqueléticos ou neurológicos relacionados, incluindo lesões desportivas agudas e condições crónicas ou orgânicas. É suave e relaxante e não usa manipulação forçada.


A terapia de Bowen é realizada na fáscia superficial e profunda. A fáscia, ou tecido mole, é a parte do tecido conjuntivo que envolve, separa e influencia todos os órgãos e tecidos do corpo.


A técnica de Bowen é segura para uso em qualquer pessoa, desde recém-nascidos até idosos e para qualquer queixa musculo-esquelética ou neuromuscular relacionada. É um tratamento holístico que trata a pessoa no seu todo e visa tratar a causa dos problemas, e não os sintomas.


Em vez de se concentrar numa única zona afectada, a terapia Bowen trabalha todo o corpo, restaurando o equilíbrio por meio do sistema nervoso autónomo (SNA). O SNA controla mais de 80% das funções corporais e é muito suscetível a stresses externos. A maioria das pessoas hoje vive num estado constante de alto stresse e super estimulação simpática do SNA (luta, fuga ou modo de congelamento). A cura pode ocorrer somente depois que o SNA mude da dominância simpática para para-simpática (modo de repouso, relaxamento e reparo). A técnica Bowen permite essa mudança. Durante uma sessão, o cliente geralmente fica em relaxamento profundo ou adormece, e pode ser ouvido um peristaltismo alto. Ambas as mudanças são indicações de uma profunda libertação do stresse e uma mudança em direção à influência para-simpática. Essa mudança poderia explicar, em parte, a observação comum de que uma sessão da Técnica de Bowen parece reativar o processo de recuperação em situações em que a cura de trauma, doença ou cirurgia estagnou ou atingiu um determinado patamar.


Procedimento Bowen: Um tratamento Bowen consiste em sequências de pequenos movimentos em pressões variadas, cada um em um local específico do corpo. O tratamento é agradável - os terapeutas usam manobras leves transversalmente às fibras do músculo, tendão ou ligamento sem nenhuma manipulação forçada.


Um tratamento normalmente dura entre 40 minutos e uma hora. A terapia pode ser executada por cima de roupas leves, embora possa ser solicitado a remover roupas pesadas ou grossas. Durante esse tempo, o terapeuta pode deixar a sala por períodos de dois a cinco minutos por vez. Isso dá tempo para que seu corpo responda ao tratamento e para que as mudanças necessárias ocorram antes de iniciar a próxima sequência de movimentos.


O que pode esperar: Bowen não é uma terapia contínua. A pessoa pode sentir alívio apenas após a primeira sessão e uma resolução ou recuperação significativa em três sessões. No entanto, condições crónicas ou de longa duração ou lesões repetidas podem exigir tratamentos adicionais e, se os sintomas não desaparecerem, você deve consultar o seu médico.


Conselhos após a terapia Bowen: Seu terapeuta pode aconselhá-lo a não fazer qualquer outra fisioterapia ou outras formas de manipulação - como massagem, quiropraxia, fisioterapia, acupuntura ou quinesiologia - por uma semana após o tratamento, enquanto seu corpo se ajusta ao tratamento.


Benefícios da terapia Bowen: A terapia Bowen pode ser benéfica numa ampla variedade de situações. Pode ajudar na recuperação de diversas patologias, de lesões traumáticas a doenças crónicas, dependendo da capacidade de cura de cada indivíduo. Muitos clientes relatam que o Bowtech é a modalidade mais relaxante que eles já experimentaram.


Algumas das condições que costumam responder favoravelmente ao Bowenwork são:

• Dor nas costas e ciática • Problemas digestivos e intestinais • Problemas de dor de ouvido e ATM • Enxaqueca e outros tipos de dores de cabeça • Fibromialgia e síndrome da fadiga cronica • Problemas no quadril, joelho, tornozelo e pés • Irregularidades menstruais e hormonais • Problemas de pescoço e ombro (incluindo 'ombro congelado') • Dor na virilha, inclinação pélvica e comprimento irregular da perna • Problemas respiratórios e febre do feno • Lesões por movimentos repetitivos, Síndrome do túnel cárpico e cotovelo de tenista • Lesões desportivas e outras lesões traumáticas


Valor: entre 60 a 90 min | 40 euros

pack 3 sessões | 105€

pack 5 sessões | 150€


391 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page