Hypnobirthing/Hipno Parto - Consultas

Atualizado: 5 de mai.


O Hipnoparto ou Hypnobirth vêm resgatar o Poder da Mulher para o momento do Parto e para o momento da gravidez e pós-parto. A Mulher é o centro deste grande milagre que é o nascimento duma nova vida. Por isso tanto ela como o bebé e também o parceiro/a merecem ter a melhor experiência possível. É certo que a Mulher pode precisar de ajuda mas na verdade ela tem já dentro de si tudo o que é preciso. O Hypnobirth vem relembrar, recordar a sua força, o seu poder, a sua natureza e fazê-la acreditar.

O nascimento é um Portal para o novo ser que aí vem, para a Mulher que se vai também transformar e para a própria família.

«Nada na vida deve ser temido apenas compreendido.» Marie Curie

Assim de um modo mais cru o Hipnoparto ou Hypnobirth pode ser definido como um conjunto de técnicas para gerir a ansiedade, medo, o desconforto, antes, durante e após o parto. Assim conseguimos proporcionar à mãe e ao bebé uma experiência mais fácil e agradável a todos os níveis, física, mental, emocionalmente e até espiritualmente.



Quais são os benefícios do Hypnobirthing?

A prática de Hypnobirth reduz o tempo de duração do parto assim como reduz também o número de intervenções no mesmo, tornando-o mais natural. (Pode, no entanto, ser aplicado a qualquer tipo de parto.) Torna toda a experiência mais rica e prazerosa uma vez que a mãe não relata um grau elevado de desconforto. Toda a prática de Hypnobirth prepara a mãe para esse momento levando-a a alcançar um estado de maior tranquilidade e conforto. Com o sistema nervoso equilibrado as sensações passadas para o bebé nesse momento são também mais favoráveis permitindo que ele seja recebido de modo harmonioso e não traumatizante. Garante-se a chegada de endorfinas e ocitocina ao bebé, ainda ligado à mãe pelo cordão umbilical, o que promove no pós-parto um maior sucesso da amamentação, da vinculação e também um bebé mais tranquilo.

A mãe que teve uma experiência de parto positiva, consegue manter uma boa saúde mental e emocional, é mais capaz de ultrapassar as dificuldades do pós-parto.

A longo prazo será uma mulher que relata a sua experiência de forma positiva e irá influenciar as mulheres, filhas, amigas e todas as pessoas que a rodeiam também de forma positiva, acabando com o estigma do medo do parto.

A Mulher ganha também um maior conhecimento de todo o processo e das suas possibilidades e isso traz-lhe um grande empoderamento.


O que é que faz uma instrutora/terapeuta de Hypnobirthing?

A instrutora de Hypnobirth utiliza uma série de recursos, entre eles a hipnoterapia e a informação para que a grávida e o bebé ou o casal e o bebé tenham a melhor experiência possível no momento do nascimento. A instrutora de hypnobirth tem um papel muito importante ao desmistificar tantas ideias e erros do passado, tantos mitos e dar à Mulher o seu lugar de Poder e destaque no parto. Desta forma ela sente necessidade de ajudar as mulheres a conseguirem um parto respeitado, a conseguirem expor as suas vontades, sem medo. O papel da instrutora é inverter esse medo do parto e transformá-lo em amor pela experiência positiva em que se tornou, ou que se reconheceu nesse momento, é devolver a capacidade de parir como algo natural respeitando o corpo e a Mulher. O papel da instrutora é transformar as mentalidades para esse momento tão especial, é mudar a perspetiva de temor da grávida para uma perspetiva de confiança e amor. É ajudar a criar boas recordações e ajudar as mulheres a passarem esse portal tão incrível que é a entrada na maternidade com fé, segurança e amor.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo