Vamos à sua empresa

BEM-ESTAR LABORAL

imageedit_8_8240660361.png

Cada vez mais o bem-estar físico e emocional é entendido como importante para estimular a criatividade, decisão, desenvolvimento de habilidades, comunicação, e atitude positiva no trabalho. Para além de contribuir para o aumento da rentabilidade. 

Algumas empresas perceberam assim que para melhorarem a produtividade dos seus colaboradores no local de trabalho, teriam que dar mais do que um aumento de ordenado, teriam que ajudá-los a reencontrar qualidade de vida. As empresas sabem que um funcionário stressado produz menos e custa caro. Nos Estados Unidos, cerca de 35% das companhias têm programas de prevenção de stress. Em Portugal, o número está abaixo dos 5%.”

Nada mais lógico do que levar para o trabalho todas a coisas que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida dos funcionários tais como: Yoga, Happy Yoga, Massagem Terapêutica, Reiki, meditação, entre outras atividades.

Apresentamos um conjunto de atividades no local de trabalho que podem ajudar neste aumento de capacidade produtiva.

Durante a década de 1980 a empresa de computadores Apple, seguida por outras companhias, reconheceu que os seus funcionários, por estarem longas horas sentados diante do computador, baixavam a sua produtividade ao longo dos dias. Nessa altura generalizou-se a "Quick Massage" (ou "Massagem em Cadeira") no local de trabalho, à semelhança do que já se fazia em muitas empresas no Japão.

- Quick Massage - Quinze minutos de prazer

A Quick Massage é indicada para quem procura um atendimento rápido, principalmente para pessoas que possuem pouco tempo e que sofrem com as consequências da agitada vida urbana. Uma massagem rápida ajuda os funcionários a relaxarem e a encararem o resto do dia com melhor disposição.

É uma técnica de massagem realizada numa cadeira especial para o efeito, sendo baseada no Shiatsu e na massagem ocidental. Não usa cremes e não precisa de se tirar qualquer peça de roupa.

O cliente, neste caso o funcionário de uma empresa, fica numa posição muito confortável e relaxante, que permite que o massagista possa trabalhar de maneira fácil e com excelentes resultados a região cervical, ombros, membros superiores e região dorsal. Ideal tanto para funcionários que trabalham com máquinas como também para os que trabalham com computadores.

As sessões de "Quick Massage" têm a duração média de 15 minutos. A massagem pode ser feita na própria sala onde o funcionário trabalha, ou então numa sala de reuniões com mais privacidade.

Outras massagens:

Existem ainda outras massagens que podem ser igualmente feitas no local de trabalho, mas que requerem uma marquesa e um espaço mais privado ou, em último caso, podem também ser feitas no Om Gaia, caso prefiram esse tipo de parceria.

Massagens de 1 hora:

- Massagem Shiatsu completa (a todo o corpo), sobre a roupa com pressão nos pontos de acupuctura, para equilíbrio geral do corpo e mente, feita na marquesa ou num tapete no chão.

- Massagem Tui -Na, localizada só nas costas, sobre a pele com um pouco de óleo ou creme, feita na marquesa. para aliviar contracturas e dores mais intensas. 

- Massagem Ayurveda, anti-stress e de relaxamento, feita na marquesa, com óleos quentes a todo o corpo.

Yoga

O Yoga afirma-se cada vez mais como uma disciplina psicofísica muito completa. Consiste num conjunto de exercícios para o corpo e para a mente com uma longa lista de efeitos positivos. O Yoga é uma filosofia muito completa que trabalha o corpo - equilíbrio, força, flexibilidade; e a mente - concentração, foco e equilíbrio emocional.

A prática regular de Yoga oferece ferramentas para lidar com o stress e ansiedade pela quantidade de técnicas que oferece ao indivíduo. Muito útil quando aplicada ao contexto laboral. Hoje em dia várias são as empresas que possuem uma sala na qual ocorrem aulas de Yoga semanalmente para melhorar o ânimo dos funcionários e o seu grau de felicidade. 

“A ansiedade está ligada diretamente ao controle do medo. Quanto mais a pessoa estiver conectada com a sua essência, fortalecida física e mentalmente, mais estará apta a lidar com essa emoção. A mudança no padrão de respiração, por meio dos ásanas (posturas corporais), pranayamas (respirações), mantras e meditação, modifica a forma como lidamos com as emoções e nos ajuda a lidar com a ansiedade”, explica a professora de Kundalini Yoga, Nambir Kaur.

Happy Yoga

O Happy Yoga começou por vir responder a necessidades de melhoria do comportamento e autocontrole das crianças. No entanto revelou-se surpreendente quando aplicado a grupos de adultos para fomentar a união, entreajuda, diversão e mais. Não é Yoga do riso mas desencadeia também muitas emoções e gargalhadas!

Utiliza-se a sabedoria do Yoga, algumas das suas técnicas e posturas que são associadas a dinâmicas de grupo, exercícios de escrita e pintura criativa e exercícios de relaxamento. Trabalha-se o corpo, a mente e o coração. Verifica-se uma melhoria considerável em grande parte dos sistemas do corpo humano, um aumento da concentração, da criatividade num ambiente de partilha e respeito. Tudo se encontra inter-relacionado, assim sendo, os grupos passam a ser mais unidos e mais cooperantes. 

Meditação

Bill Gates e Steve Jobs uma vez chegaram a revelar que praticavam meditação para se manterem mais focados e produtivos. Essa prática permite uma maior concentração com exercícios que trabalham a mente.


 

Foi pensando nisso que as companhias mais inovadoras levaram esse conceito para dentro dos seus escritórios — e os resultados foram excelentes.

O praticante dessa técnica pode reconhecer os benefícios em si mesmo, no dia a dia, confira algumas dessas alterações:

Acalma a mente e aumenta o foco no “aqui e agora”;

Amplia a compreensão dos próprios pensamentos sem fazer julgamentos ou juízos de valor sobre eles; reduz o stress; diminui a ansiedade; melhora a criatividade; aumenta as emoções positivas; melhora a qualidade de vida; turbina o desempenho do cérebro, que atua em alta performance; requer baixo investimento.

A meditação nas empresas já é realidade em outras companhias também como: Nike, Instagram, Twitter, eBay, Yahoo!, P&G, Cisco, Ford, etc. Algumas, inclusive, montaram salas de meditação em seus escritórios.

Para que a implantação da prática tenha sucesso no seu empreendimento, o hábito precisa ser incorporado à rotina, ou seja, é necessário que haja uma periodicidade e que a frequência seja respeitada. Treinar a mente para aperfeiçoar e ampliar a capacidade de foco, muito mais do que um benefício da moda, um exercício zen ou um costume religioso, é um impulso para a produtividade dos funcionários e da empresa como um todo.

Reiki

 As empresas fazem-se de pessoas. É delas, das suas emoções e experiências, que parte a inovação que está na origem das novas soluções. A terapia complementar Reiki, enquanto ferramenta de harmonização e de redução de stress, ajuda a construir o equilíbrio pessoal no longo prazo, o que se reflete em empresas mais humanizadas, comprometidas, inovadoras e produtivas.

“Reiki” identifica o Método de Cura Natural de Usui (“Usui Reiki Ryoho”), desenvolvido por Mikao Usui na década de vinte do século XX, no Japão. Trata-se de uma terapia complementar de reposição energética e de um sistema de desenvolvimento pessoal que atua para harmonizar, equilibrar e revitalizar, reduzindo o stress, a ansiedade e a fadiga, promovendo um maior autoconhecimento e proporcionando um bem-estar integrado. Pelas suas características, o Reiki apresenta diversas vantagens para a gestão dos Recursos Humanos das empresas. É um método simples, não invasivo e de fácil aplicação, praticado através de uma técnica de toque suave, sem pressão ou manipulação, sobre um recetor totalmente vestido.

Os benefícios do Reiki contribuem para um bem-estar integrado, sustentado e profundo. Da mesma forma que, do ponto de vista pessoal, o Reiki atua de dentro para fora, também nas empresas a mudança de cada um vai impactar positivamente toda a organização.

O reiki em Portugal já está tão reconhecido nos seus resultados fisicos e mentais que  está já há vários anos implementado no Instituto Português de Oncologia do Porto como um tratamento complementar a doentes com cancro por ter resultados positivos, significativos e quantificáveis.

Image by Diego PH

TEMOS SERVIÇOS À MEDIDA DA SUA EMPRESA

Para mais informações entre em contato connosco

Obrigado pelo envio!